Ensinar x Aprender


Nunca o conhecimento se multiplicou como agora, o número de escolas se expandiu, os meios de comunicação se popularizaram e a informação chega até nós quase que instantaneamente. No século XXI esperávamos que com o uso de novas tecnologias e o acesso a educação os jovens seriam amantes da arte do saber, mas muitas vezes o que vemos são jovens desinteressados pelos livros, pela cultura, não pensam no futuro, desanimados e sem projeto de vida.
Na escola o aluno finge que aprende enquanto o professor finge que ensina. Na verdade a escola deixou de ser uma experiência agradável, o prazer em aprender foi perdido. Hoje a televisão e a internet são meios muito mais sedutores que estimulam facilmente a geração de informação, mas que raramente são utilizados para contribuir com a formação do indivíduo.
E aí? O problema é de quem? Da escola? Do aluno? Do professor? Da Família? É certo que o problema é de todos, o que deve haver é uma mudança de mentalidade, para surgir mudanças em todo o sistema. Segundo a educadora equatoriana Rosa Maria Torres é muito comum o fato de que os professores ensinem sem que haja um processo de aprendizagem, entre ensinar e aprender existe uma grande brecha e um grande desperdício entre a abundante informação que se ensina no sistema educativo e a informação que realmente é registrada, processada e aprendida pelo aluno.

Segundo ela ensinar e aprender são processos diferentes que envolvem sujeitos diferentes: um educador e um educando. Por envolver sujeitos diferentes, supõe que os métodos sejam diferentes, traduzindo: os meios que o professor utiliza para desenvolver a lição de história são diferentes dos meios que o aluno utiliza para aprender a mesma lição.

A verdade é que pode haver ensino sem aprendizagem como também pode haver aprendizagem sem ensino. Um professor pode ensinar as propriedades da soma e nenhum de seus alunos aprenderem o que ele ensina. Da mesma forma, um aluno pode aprender as propriedades da soma sem que ninguém tenha ensinado, pegando um livro e estudando por conta própria.

O objetivo final da educação é a aprendizagem e é a partir dela que se avalia o aluno, o professor e o sistema. O que importa é que os alunos aprendam, não que os professores ensinem. Nessa perspectiva, o bom professor não é o que ensina muitas coisas, mas sim aquele que consegue que seus alunos aprendam efetivamente aquilo que ensina.
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Luciano Petry

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