Informação X Formação

Ontem a noite enquanto assistia a novela aproveitei para folhear a revista GALILEU. Era um olho na tv e outro na revista… Como a novela das 8h que começa as 9h está no início de sua trama, não tem toda aquela emoção assisti-la agora, vou deixar para me apegar à história só nos últimos capítulos…. E como a revista chegou ontem, fiquei ansioso por lê-la.

Gosto muito de ler revistas, ainda mais aquelas cheias de informações rápidas e curiosidades, como já falei lá estava eu dando uma bisbilhotada na GALILEU deste mês, o mais interessante nisso tudo é que eu nunca sigo uma sequência muito lógica ao folhear revistas e jornais, começo no final, paro no meio, pulo um monte de páginas, muitas vezes paro atraído pelo colorido das figuras… Até que quase de bobeira parei numa página toda amarela, sabe aquelas páginas cheias de letrinhas com alguém emitindo sua opinião no final das revistas? Essa mesmo…. Foi ali que parei um pouquinho para ler algo muito interessante, já meio cansado confesso, mas muito intrigante.

O artigo dizia o seguinte em letras garrafais “AS REDES SOCIAIS INFANTILIZAM O CÉREBRO” como trabalho quase que diariamente com crianças e adolescentes resolvi ler o artigo. Não quero entrar no mérito da discussão sobre o uso das redes sociais e nem nos meios de informãção da web, até por que quem entende muito bem do assunto é meu camarada Rodrigo que também posta por aqui. Quero trazer a fala de Susan Geenfield (Neurocientista da Universidade de Oxford e diretora da Royal Institution da Grã-Bretanha) ela disse o seguinte: A internet está mudando nossa forma de pensar. temos acesso imediato a fatos, mas sem, necessariamente, ter uma estrutura conceitual que os ligue. Os fatos não se tornam “conhecimento”. Vivemos a era da informação em grande quantidade e velocidade, porém ainda precisamos de tempo para ligar os fatos e interpretá-los, pois isso é que gera conhecimento.

Daí podemos entender a grande dificuldade da nossa juventude e por que não de nós adultos? em muitas vezes não conseguir explicar ou argumentar sobre algum acontecimento político, ambiental, religioso e social. No meio das rodinhas de conversa dificilmente abordamos temas delicados para conversar, porquê? Muitas vezes nos faltam argumentos, e assim evitamos falar do assunto para fugir do problema.

Faça um teste: quantas vezes você conversou seriamente com seus amigos sobre a liberação da maconha? Ou quem sabe a legalização do aborto? Complicado né? Pois é, até sabemos que o tema está sendo discutido em algum lugar, mas o que sabemos é muito superficial… sabemos que ao comer uma maçã estamos ingerindo 153 calorias, mas o que realmente significa caloria?

GALERA!!!!!!!!!!! VAMOS ALÉM DOS RESUMINHOS DAS NOTÍCIAS, CLIQUEM NELAS E APROFUNDEM SEUS CONHECIMENTOS.

Confesso a vocês que nós do Centro Social Marista também temos nossa parcela de culpa, é só olhar para o layout do nosso blog e ver que ele está cheio de links que podem levar você a obter informações interessantes, mas e a formação? Só se você clicar e ler o artigo, aliás não só isso, a formação se dá na interpretação dos fatos lidos, ou seja além de ler ou ver é importante que você tenha um tempinho também para processar aquela informação e transformá-la em conhecimento que agrega valor a sua opinião diante dos fatos da nossa vida.

Veja só:

twitter

A nova (se é que podemos chamar de nova na era da informação) grande rede social TWITTER busca em 140 caracteres resumir fatos que acontecem no momento, agora faça seu exame de consciência e se pergunte: Quantas vezes você clicou no links deixados pelos “twitteiros” em busca de informações que ultrapaçam 140 letrinhas….

Abaixo deixo o link com um estudo sobre o que é mais escrito no twitter, vale a pena conferir.

O que as pessoas escrevem no twitter

Amigos, não estou aqui para dar lição de moral em ninguém viu? Não sei se você percebeu, mas escrevi no inicio do post que também gosto de revistas com informações curtinhas… é…. a quantidade de informação gerada atualmente é tão grande que ficamos malucos serss_2 não acessamos nosso email ou se não olhamos as notícias de última  hora nos portais da web, mas mesmo assim, não dispense uma boa  leitura diária, um livro de cabeceira é sempre útil por gerar uma bela formação ou para ajudar a desligarmos das correrias do mundo e dormirmos um pouquinho.

Pra terminar um desafio, se você leu este artigo por completo deixe seu comentário aí e expresse sua opinião, assim geramos formação em conjunto.

Um abraço amigo!

Luciano Petry

0 Responses

Comente: critique, elogie, se esprece!